Os processos de gerenciamento de projetos são apresentados como elementos diferenciados com interfaces bem definidas. A maioria dos profissionais com experiência nesse campo reconhece que há mais de uma maneira de gerenciar um projeto. A aplicação dos processos de gerenciamento de projetos é iterativa e muitos processos são repetidos durante o projeto.
A natureza integradora do gerenciamento de projetos exige que, em particular, o Grupo de processos de monitoramento e controle interaja com os outros grupos de processos. Como a direção de um projeto é um esforço finito, o Grupo de Processo de Iniciação começa com o projeto enquanto o Grupo de Processo de encerramento o completa.
Os grupos de processos do gerenciamento de projetos estão ligados uns aos outros através dos resultados que produzem. Grupos de processos raramente são eventos diferenciados ou exclusivos; eles são atividades sobrepostas que ocorrem durante todo o projeto. O grupo de processos de planejamento fornece ao grupo de processos de execução o plano de gerenciamento do projeto e os documentos do projeto. Quando o projeto é dividido em fases, os grupos de processos interagem dentro de cada fase.
Além disso, quando um projeto é dividido em fases, os grupos de processos são ativados conforme apropriado, a fim de direcionar efetivamente o projeto para seu fechamento de maneira controlada. Em projetos multifase, os processos são repetidos dentro de cada fase até que todos os critérios e objetivos para completar a fase sejam atendidos.